Construindo Caminhos
O valor de cada organização está em sua capacidade de entregar produtos e serviços para seus clientes de maneira satisfatória e sustentável para o negócio. Isso tem relação direta com métodos, processos formais, políticas, ou seja, todos os “modos de operar o negócio”.
Esses “modos de operar o negócio” se constroem com o tempo e são vivos, pois devem se desenvolver constantemente com novas tecnologias e evolução dos negócios, e fundamentalmente, dependem da energia e entendimento de cada pessoa que os realiza.
Mesmo que a organização tenha suas políticas, processos e job descriptions em dia, cada pessoa realizará ações organizacionais com seu toque pessoal, sua vontade, sua melhor intenção…
Mas pode a “boa intenção” se tornar um caos?
Infelizmente, sim. Pessoas têm suas características e querem fazer! Querem realizar. O que é excelente. Mas, a partir desse ponto, qualquer organização se depara com uma linha tênue que separa dois extremos que vão do melhor cenário para resolver problemas com toda a boa intenção, a um caos completo onde cada um faz o seu melhor, mas não necessariamente vai para a mesma direção.
O afã de resolver problemas, de realizar trabalho às vezes sobrepõe passos e processos vitais para um melhor resultado no dia a dia ou no final de um período financeiro, e aí pode ser tarde demais.
Mas como identificar e evitar o momento exato em que a iniciativa de um colaborador passa de ser útil e construtiva para ser deletéria para todo sistema, mesmo com a melhor das intenções?
Nós podemos ajudar!
Em suas funções dentro de uma organização, pessoas realmente CONSTROEM caminhos, incrementam processos e modos de se fazer coisas com a melhor das intenções, mas isso nem sempre tem desfechos satisfatórios e duradouros para a organização ou mesmo para elas próprias, muitas vezes porque o campo de visão é limitado demais na própria tarefa.
Expandir a visão do grupo, ver o todo de maneira simples, é muito positivo e necessário.
Existe muito conhecimento em qualquer organização. É preciso consolidá-lo e torná-lo acessível para todos. É preciso gerir o conhecimento!
Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento é uma prática contínua de consolidar documentação formal, experiência, melhores práticas e processos em um repositório organizacional, de maneira que tudo isso esteja disponível para todos sempre que necessário. Isso é possível e faz bem para todos, mas como tudo, requer método.
A primeira ideia é: todos precisam entender que uma organização possui áreas com missões específicas para atender determinadas necessidades organizacionais, e, portanto, cada área tem seu objetivo macro. E isso não pode ser apenas uma frase bacana na parede ou no site. Tem que ser real, simples, efetivo e intuitivo.
Em seguida, dentro de cada área, as pessoas precisam entender o seu papel e igualmente o seu objetivo macro. Pessoas são mais felizes quando realizam coisas, mas elas precisam saber o que é necessário realizar de fato e porque o que elas fazem é importante para todo o negócio.
O próximo passo é ter os dirigentes e idealizadores, ou diretores e gerentes, confortáveis com toda essa estrutura. Eles devem ajustar o que for excedente e completar o que falta com a ajuda de quem faz. Quando isolamos objetivos macros para que facilmente sejam visualizados e vividos por todos, tudo fica mais claro e simples. E com Gestão da Rotina tudo se encaminha naturalmente.
Por fim, todos devem ter acesso às informações geradas por esse trabalho. Comunicação eficaz faz toda a diferença pois gera confiança e senso de valor em cada pessoa.
Iniciativas como essa permitem que cada cabeça pensante canalize energias e ideias para um objetivo comum e satisfatório para todos, formando um repositório de conhecimento que reflita completamente a cultura da organização, ou seja, o que seus criadores e dirigentes de alto nível pretendem de fato realizar junto àquela marca, serviço ou produto.
Estratégias MapQuality
Treinamento, Gestão do Conhecimento & mentoria para líderes e Equipes.
Nós da MapQuality temos estratégias e métodos para te ajudar a realizar todos os passos acima, que incluem identificar repositórios de conhecimento em colaboradores, desenhar processos, promover grupos de aprendizagem, realizar treinamentos, incrementar comunicação e Gestão da Rotina, aparar arestas, e consolidar o que há de melhor em práticas e processos para Gestão do Conhecimento.
Entre em contato conosco pelo telefone (11) 959446598 ou pelo e-mail: contato@mapquality.com.br.
Muito obrigada,
Guida Ribeiro – Administradora e Educadora
Sobre Guida Ribeiro

Guida Ribeiro, Administradora pós-graduada, mais de 20 anos de experiência em gestão, Educadora com especialização em Filosofia e Metodologias Ativas da Educação.
Formação: Administradora pós graduada pela FGV; Especialização em Filosofia Clássica, Platão e seus Antecessores pela University of Pennsylvania; Psicoterapia e Aconselhamento pela Seoul National University; Metodologias Ativas da Educação pelo Instituto Singularidades; Os Yoga Sutras de Patanjali por Sanskritforum; Budismo e Psicologia Moderna pela Princeton University; O Caminho para a Felicidade - O Que a Filosofia Chinesa nos Ensina Sobre uma Boa Vida pela Harvard University..
